ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Presencial e a distância


Valor: R$ 5.002,51

Parcelas a partir de: R$ 250,13

Carga Horária: 820 h


O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da educação para uma atuação mais eficaz nas instituições de ensino voltada a Alfabetização com ênfase em Letramento, a partir do aperfeiçoamento de competências e habilidades como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. Ajudar o profissional a identificar dificuldades de aprendizagem nos alunos e entender como a psicopedagogia pode atuar em busca da aquisição da aprendizagem.

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, psicólogos, terapeutas ocupacionais e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Instituições de ensino de todos níveis, instituições de reabilitação e institutos de pesquisa.

Formação docente para a diversidade

Múltiplas competências para os profissionais da educação

Legislação Educacional

Metodologia da pesquisa e do trabalho científico

Didática do Ensino Superior

Profissão Docente

Currículo Estruturado: Implementação de Programas Pedagógicos

Projetos Interdisciplinares

Letramento no Brasil

Linguagem e pensamento

Psicogênese das linguagens oral e escrita: subsídios para alfabetização e letramento

Dificuldades de Aprendizagem

Introdução à psicopedagogia

Psicologia do desenvolvimento

Intervenção psicopedagógica na escola

Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização

Prática educativa da língua portuguesa na educação infantil

Teorias e práticas da psicopedagogia institucional

Literatura, leitura e aprendizagem

Fundamentos teóricos do pensamento matemático

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Durante o curso, o aluno fará uma AO (Avaliação Online) no valor de 10 pontos para cada disciplina disponível no Portal do Aluno e uma AP (Avaliação Presencial) no valor de 10 pontos que será feita de cada módulo do curso, no encontro presencial.

A nota final de cada disciplina será calculada da seguinte forma: (AO+ AP)/2

A Média Final deverá ser maior que 7 (sete), para o aluno ser aprovado na disciplina. Quando o aluno não atingir a média mínima igual ou superior a 7 (sete) este fará a recuperação de conteúdos e nova avaliação substitutiva.

A nota do exame de recuperação é substitutiva a média das avaliações AO+AP.

1-) Sobre as AO (Avaliações Online) – serão liberadas e disponibilizadas no Portal do Aluno, (disciplina por disciplina) e poderão ser feitas diretamente pelo site/Portal do Aluno, com correção online.

  • cada disciplina terá 10 questões de múltipla escolha e poderão ser realizadas pelo site/Portal do Aluno com o prazo de até 03 horas para cada uma.
  • se acontecer da internet ter algum problema impedindo o aluno de resolvê-la por completo, o aluno poderá entrar novamente e recomeçá-la, pois somente contará como “pronta” depois que o aluno terminar toda a avaliação e confirmar ao final. Assim, o aluno saberá a sua nota imediatamente, não precisando aguardar o período para a correção das mesmas.
  • A nota atribuída à avaliação será lançada em seu histórico para cálculo da média final da disciplina.

2-) Sobre as APs (Avaliações Presenciais) – serão liberadas e disponibilizadas ao professor responsável para aplicação, após a realização da avaliação online, conforme descrição abaixo.

  • Cada atividade avaliativa terá, no mínimo, 60% de questões abertas e 40% de questões fechadas (V ou F; múltipla escolha, C ou E, correspondência, etc). A prova poderá ser 100% com questões abertas, em especial quando o pedido for atividades de resenha ou artigos.
  • Se acontecer algum imprevisto impedindo o aluno de estar presente ao evento de avaliação, este poderá solicitar o reagendamento da atividade, apresentando as justificativas de sua ausência.
  • A prova, após resolvida será digitalizada e enviada para correção.
  • A nota atribuída à avaliação será lançada em seu histórico para cálculo da média final da disciplina.

ENCONTROS PRESENCIAIS

O aluno terá acesso a agenda no portal educacional, através da qual será disponibilizada as datas que ocorrerão os encontros presenciais e realizadas a avaliações presencias e orientações presenciais de TCC.

  • É obrigatória a participação do encontro presencial para realização das avaliações presenciais (AP) das disciplinas do curso;
  • Durante este encontro, haverá informações sobre os cursos, aplicação da AP (Avaliação Presencial) e orientações de TCC

APOIO E SUPORTE PEDAGÓGICO

O aluno poderá contar com o apoio e acompanhamento pedagógico de um professor, de segunda a sexta-feira, através do portal educacional ou por e-mail para esclarecer todas e quaisquer dúvidas sobre o curso, questões administrativas e orientações de TCC.

Os plantões de orientação serão divulgados individualmente para cada cidade na qual se tenha aluno com matrícula vinculada.

A certificação do curso atende todas as exigências da Resolução CNE/CES 1/2007, publicada no Diário Oficial da União, Brasília, 8 de junho de 2007, Seção 1, pág. 9.